O que é Ayurveda

Datando milhares anos, os Shastras Védicos (escrituras sagradas Védicas) podem ser considerados o maior legado de conhecimentos da humanidade. Dentre os quais há a ciência que cuida da qualidade de vida e saúde chamado de Ayurveda (ayu significa vida; veda, conhecimento/verdade). Saiu da Índia e foi absorvida por outros povos, inclusive chineses, gregos e romanos.

Dentre seus principais tratados temos o: Carak Samhita – que aborda Kayachikitsa, ou seja, as bases da medicina holística, a medicina interna, um sistema holístico por natureza; o Sushrut Samhita – que descreve a escola de cirurgia da Ayurveda com estudos em cadáveres e anatomia; Ashtanga Hridaya Samhit – literatura específica do sul da Índia com estudos das artes marciais, ervas medicinais e os pontos energéticos Marma.

Ayurveda é um sistema que se baseia em terapias preventivas e curativas, realizadas através de variados métodos para eliminar toxinas. Conduz a um melhor funcionamento celular, o que traz longevidade e rejuvenescimento. Compartilha dos mesmos princípios filosóficos que o yoga (mais divulgado entre nós) trazendo união entre corpo e mente. Sinteticamente Ayurveda limpa e nutri o sistema fisiológico da existência fisiológica e o Yoga une corpo, mente, inteligência e emoções ao espiritual.

Em conjunto com a Astrologia Védica, mais precisamente chamada de Jyotish, a Ayurveda e o Yoga completam perfeitamente o quadro de ferramentas para se desenvolver terapias com precisão matemática, onde a astrologia exerce seu papel perfeitamente nesse conjunto de harmonizadores e estilo de vida. A Astrologia Védica permite avaliar com precisão os potenciais adquiridos no nascimento e as debilidades e principalmente os períodos favoráveis de desfavoráveis para se investir em qualquer assunto da vida do dia a dia e dos assuntos futuros. A Astrologia é uma potente ferramenta para se fazer um perfeito diagnóstico preventivo devido a perfeita observação das influencias dos astros e estrelas sobre a vida da pessoa.

“A Ayurveda trata o indivíduo e não a doença”

De acordo com a Ayurveda, a combinação dos cinco elementos da natureza – terra, água, fogo, ar e éter – forma três organizações do corpo, ou tipologias, denominadas doshas. Na construção dos tecidos corporais cada dosha é responsável por sistemas e funções específicos. Definem as característicos psico-físicas do indivíduo e também sua maneira singular de manifestar seus desequilíbrios.

Os doshas Vata, Pitta e Kapha (V-P-K) se combinam entre si em dez constituições básicas: Vata – Pita – Kapha – Vata/Pitta – Vata/Kapha, Pitta/Vata – Pitta/Kapha – Kapha/Vata – Kapha/Pitta e um aspecto tridosha Vata/Pitta/Kapha.

AS GUNAS

Em sânscrito gunas significa “o que ata” porque quando mal compreendidas elas nos agrilhoam ao mundo exterior. A expressão dos doshas é determinada pela qualidade das escolhas que fazemos na vida de acordo com nosso processo evolutivo, sendo classificadas em três tipos.

Sattva

Possui qualidades de inteligência, virtude e bondade. Cria harmonia, equilíbrio e estabilidade. É leve e luminosa em sua natureza. Seu movimento é ascendente e centrípeto e realiza o despertar da alma. Sattva proporciona felicidade e contentamento duradouros. É o princípio da paz, da lucidez, da amplidão e da força do amor que une todas as coisas. Sattva é manifestado quando o indivíduo está conectado com sua verdadeira essência e com o divino.

Rajas

É a qualidade da mudança, da atividade e da agitação, podendo causar desequilíbrio. Rajas é motivado em sua ação, sempre busca uma meta ou um fim e alguma forma de obtenção de poder. Apresenta um movimento centrífugo e causa ação egoísta, a qual leva à fragmentação e à desintegração. À curto prazo, Rajas estimula e proporciona prazer, mas devido à sua natureza desequilibrada gera desgastes que resultarão em dor e sofrimento. É a força da emoção que causa o sofrimento e o conflito. Rajas é manifestado quando o indivíduo está identificado com seu corpo, inconsciente de sua natureza eterna.

Tamas

É a qualidade da inércia, da escuridão e do embotamento: pesada, obscura ou difícil em sua ação. Funciona como a força da gravidade que retarda as coisas e as prende em formas específicas e limitadas. Tamas apresenta movimento para baixo, sendo a causa da descendência e da desintegração. Tamas traz à tona a ignorância e a ilusão, favorece a insensibilidade, o sono e a perda de consciência. Trata-se do princípio da materialidade ou inconsciência. Tamas é manifestado quando o indivíduo se torna incapaz da percepção de qualquer coisa além do próprio corpo.