TRATAMENTO AYURVEDA PANCHAKARMA

BASTI

A tradução da palavra Basti do sânscrito significa literalmente bexiga e representa a ferramenta utilizada para lavar o intestino. Atualmente se utiliza o clister para fazer a limpeza do intestino grosso ou cólon.

botao-detalhe-5

 

 

 

Basti é utilizado no Ayurveda para limpar e purificar o intestino grosso e nutrir o corpo. Basti é indicado para manter ou restaurar o equilíbrio do sistema nervoso. É o tratamento mais indicado para Vata e em algumas doenças de Pitta e Kapha.
Basti é um dos panchakarmas mais completos, pois atua não somente no sistema de limpeza como também para administrar medicamentos via retal (absorção direta).

Utiliza-se Dois Métodos de Basti

Anuvasana

É o método aplicado com enema de óleo, alguns tipos de gordura e combinação de ervas para decocção e juntar ao lubrificante. A terapia Basti além de lubrificar pode nutrir o corpo pela absorção direta do intestino grosso como as raízes de uma árvore restaurando problemas de desnutrição para reconstituir tecidos do corpo.

Niruha

Decocções de ervas aplicadas no reto, para remover o excesso de toxinas do intestino grosso e o dosha agravado. Expulsa todos os doshas em desequilíbrio; o dosha associado à patologia que esta sendo tratada sempre vira em maior quantidade. Proporciona força ao corpo. O tempo de permanência do líquido no corpo é de no mínimo 10 minutos e no máximo 45 minutos; se passar desse período deve-se aplicar uma decocção mais forte. O Niruha pode ser aplicado todos os dias, porém não para todos os pacientes.

Como o Basti Age no Corpo

O óleo é absorvido pelo corpo como uma raiz espalhada por todas as partes. É como um Snehana interno, no qual o Dosha é oleado e se desloca para seu local de origem para ser expulso através do Niruha.

O Niruha é como o sol que absorve os líquidos da terra. A sua semelhança, o intestino grosso absorve todos os doshas para que sejam expulsos.

Os pacientes mais indicados para o tratamento são:

  • Quem têm bom Jataragni.
  • Quem têm excesso de secura no corpo.
  • Dores e problemas na região lombar.
  • Direção anormal de apana.

Demais pacientes devem receber aplicações alternadas de aplicar Anuvasana seguida por Niruha; sempre terminando com Anuvasana.

Indicações da Terapia Basti

É indicado especialmente para os problemas de Vata mas também para os casos de Kapha Pitta. Se Apana Vata não seguir na direção correta, poderá puxar o Prana aumentando a crise asmática. Há bastis que fortalecem os Doshas ou mesmo reduzem peso.

Vata

Doenças nervosas; Constipação; Doenças cardíacas; Tremores; Doenças uterinas e urinárias; Dores nas articulações Artrite reumatóide; Dores lombares; Ciática; Secura no corpo; Insônia; Falta de concentração; Insegurança e instabilidade emocional; Atrofia muscular; Exaustão Obstrução urinária, de fezes ou sêmen; Artrite.

Pitta

Desordens gastro intestinais; Hiper acidez; Febre crônica; Desordens uterinas; Pedras nos rins; Constipação; Reumatismo

Kapha

Peso no corpo; Distensão abdominal; Doenças cardíacas; Dores no corpo

Contra indicação da terapia Basti

  • Crianças com menos de 8 anos e idosos acima de 80 anos não podem receber Niruha, mas podem receber Anuvasana.
  • Aplicação imediatamente após Virechana.
  • Indigestão (baixo Agni).
  • Jejum.
  • Diarréia.
  • Náuseas.
  • Hemorróidas com hemorragia.
  • Após terapia Nasya.
  • Após relação sexual.
  • Imediatamente após as refeições.
  • Até três meses após o parto.

Quantidade de Aplicações de Bastis Indicadas nas Escrituras

Está escrito no Caraka Samhita a quantidade de 15 a 30 aplicações, mas na prática hospitalar se vê até 90 aplicações duas vezes ao dia ao longo de 45 dias. Primeiramente é aplicado o Anuvasana após o almoço e Niruha é aplicado na manhã seguinte em jejum.

 

Tratamentos Relacionados:

Nasya – Limpeza das Vias Aéreas Respiratórias
Raktamoksha – Limpeza do Sangue
Virechana – Limpeza do Intestino Delgado