TRATAMENTO AYURVEDA

DINA CHARYA

dina-charya

Rotina diária com hábitos de harmonização do paciente segundo os princípios Ayurvédicos e de acordo com sua constituição individual.

botao-detalhe-5

 

 

OS PILARES DA SAÚDE

Tratar do equilíbrio do próprio corpo depende de apropriada nutrição, descanso e exercício. Trabalhar com estas áreas de manutenção assegura uma vida longa e produtiva. Com o avançar da idade, equilibrar estes fatores torna-se incrivelmente difícil. A falta de exercício ou exercícios incorretos à constituição da pessoa acarretam problemas físicos e emocionais. Podemos considerar três princípios básicos para a saúde, visto de duas maneiras: uma simples e a outra
complexa.


PRINCÍPIOS BÁSICOS SIMPLES

  • Dieta correta de acordo com as necessidades nutricionais conforme o tipo de atividade física e mental. Uma atenção quase que exclusiva em Carboidratos, Proteínas, Vitaminas, Minerais, Gorduras, fibras.
  • Atividade física simples, isto é, a capacitação e o desenvolvimento de tônus muscular e desenvolvimento da capacidade cardiovascular.
  • Sono reparador: simplesmente dormir de forma tranquila.


PRINCÍPIOS BÁSICOS COMPLEXOS

  • Dieta de acordo com a evolução dos Chakras, considerando em qual dos Chakras a pessoa está mais focada.
  • Práticas de Yoga, principalmente Hatha Yoga, de acordo com o biótipo individual: Vata- Pitta – Kapha.
  • Meditação como prática diária de sono reparador, só que neste caso os efeitos são muito mais duradouros e capacitação muito mais forte e consciente.


DINA CHARYA: A ROTINA DA DIÁRIA

Dina Charya significa rotina diária. Para a boa saúde o Ayurveda recomenda que se siga o seguinte programa:
− Acordar cedo.
− Lavar a boca, raspar a língua.
− Escovar os dentes com algum elemento que seja picante, salgado, amargo e acido.
− Limpar os olhos, ouvidos e nariz.
− Meditar.
− Fazer exercícios regulares.
− Banhar-se.
− Almoçar com a mente limpa.
− À noite, sempre tomar uma leve refeição antes de ir para a cama.
− Meditar.
− Não dormir de estômago cheio.

A saúde deve estar associada a uma rotina natural de vida. Observando a natureza vemos que todos os seres seguem sem esforços e com total harmonia seu ciclo diário e dessa forma se mantém em perfeita saúde para atravessar o grande oceano da vida. Uma dos aspectos fundamentais para viver em sintonia com a natureza é respeitar esses ciclos principais que mantém nossa existência física. Somos feitos para seguir as ondas da natureza e não lutar contra elas. De fato, nossos corpos seguem essas ondas ou procuram fazer o melhor que podem quando nossos hábitos as contrariam. Observe o ciclo do dia e como esse ciclo define as posições energéticas dos doshas dentro do corpo.

Antes de executar os Panchakarmas devemos primeiramente criar uma janela que possa então dialogar com o tratamento mais avançado de desintoxicação. Chamamos essa janela de Detox – Shodana Chikitsa.

 

 

Tratamentos Relacionados:

Musicoterapia
Orientação Nutricional
Shirodhara – Fluxo de Líquido Medicado Sobre a Cabeça