TRATAMENTO AYURVEDA PANCHAKARMA

VAMANA

vemana

É o processo ou terapia de desintoxicação que expulsa o dosha
em desequilíbrio para fora do corpo através do vômito terapêutico.

botao-detalhe-5

 

 

 

As impurezas físicas têm grande influência na ocultação do estado de saúde perfeita, tal como a poeira esconde o espelho. Porém essas impurezas são mais profundas que o pó e causam mais que simples efeitos físicos pois, além do corpo, elas afetam a condição psicológica da pessoa.

O valor do Panchakarma está em ser um tratamento sistemático que desaloja e retira as toxinas de cada célula, usando os mesmos órgãos de eliminação empregados naturalmente pelo organismo: glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos, trato urinário e intestinos.

Os textos antigos consideram o Panchakarma um tratamento sazonal para assegurar o equilíbrio orgânico durante o ano todo. Apesar da tradução literária significar: as cinco ações; o panchakarma envolve, na verdade, uma série complexa de etapas adaptadas a cada tipo de corpo e que exigem supervisão médica durante o período de tratamento. Esse pode levar de uma a duas semanas.

O Vamana é uma das principais e mais eficientes terapias para remover e equilibrar os mucos do sistema digestório, em particular do estômago, porém a mais perigosa. Ao induzir o vomito é possível causar danos aos reflexos nervosos. Com um bom treinamento e acompanhamento apropriado, o terapeuta tem todas as condições de aplicar o método seguramente. É feito regularmente para limpeza do estomago e remoção do AMA (toxina e mucos) dos Nadis e do peito. É também usada para aliviar febre recente, diarreia, problemas pulmonares e todas doenças de pele (eczema, psoríases, leucoderma). Melhora diabetes, bócio, tumores, tosse, asma e problemas respiratórios, sendo útil ainda para náusea, herpes, cabeça e sinusite, alergias, resfriados crônicos, renites, reumatismo, artrite, desordem de origem viral, insanidade, parasitas, excesso de salivação. Ajuda a curar hemorroidas, anorexia, edema, epilepsia, confusão mental, abscessos, garganta seca, obesidade, excesso de cera no ouvido, epiglotes, uvulites pescoço rígido, torcicolo, febre aguda, febre Kapha e descarga nasal. Também é útil para indigestão, gastrenterite, alasaka (quando a indigestão causa inchaço abdominal), veneno, queimação química e doenças do leite materno.

 

Tratamentos Relacionados:

Swedana – Aquecimento do Corpo a Vapor com Ervas e Óleos Essenciais
Abhyanga – Massagem Ayurvédica
Orientação de Yogaterapia