TRATAMENTO AYURVEDA

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

nutricional-ayurvedica-2Restauração do equilíbrio dos corpos através da correta utilização dos alimentos segunda a ciência nutricional Ayurvédica.

botao-detalhe-5

 

 

 

O Ayurveda baseia sua ciência nutricional nos efeitos produzidos pelas seis classes de sabores que contém os alimentos. O termo sabor aplica-se não somente a percepção das papilas gustativas (Rasa), mas também na sua temperatura (Virya), sua reação final causada no estômago (Vipak) e as condições bioquímicas do solo e do estado da pessoa que manipula o alimento, pois este recebe alterações
vibracionais (Prabhava).

As seis classes de sabores são: Madhura (doce), Amla (azedo), Lavana (salgado), Katu (picante), Tikta (amargo), Kashaya (adstringente).

Para manter a saúde e prevenirmo-nos contra as doenças, devemos fazer uma dieta composta de todos os sabores. Mas, numa condição doentia, deve-se cuidar para usar as comidas que contenham sabores e reações às condições do doente. Além dos seis sabores e suas combinações, cada alimento é classificado de
acordo com sua qualidade (Guna).

Existem 20 atributos para classificar os alimentos, por exemplo: um alimento é pesado, outro é leve, outro é quente, e assim por diante. Quando um ou mais elementos estruturais (Dhatu) ou qualquer um dos princípios energéticos (Dosha)
entram em desequilíbrio, ocorre uma condição doentia. Desta forma, a saúde e a longevidade dependem principalmente de cinco fatores:

1. Dieta correta.
2. Exercícios físicos progressivos.
3. Regulação ou abstinência sexual.
4. Atividade mental apropriada (meditação principalmente).
5. Meio ambiente livre de poluição.

 

Produtos Relacionados:

Ghee (manteiga clarificada) Lotu’s Glory 150gr
Ghee (manteiga clarificada) Lotu’s Glory 300gr
Ghee (manteiga clarificada) Lotu’s Glory 750gr