TRATAMENTO AYURVEDA

SHIRODHARA – Fluxo de líquido medicado sobre a cabeça para equalizar o sistema nervoso central

shirodharaO Shirodhara é uma terapia indicada para todas as estações do ano e para os três doshas. Deve ser aplicada entre 7hs e 10hs horas pela manhã ou entre 14hs e 17hs horas à tarde.

botao-detalhe-5

 

 

Shirodhara é o fluxo de óleo morno sobre a testa, entre os olhos: região do Ajana Chakra. É uma das mais divinas e relaxantes terapias que se pode experimentar. Após essa terapia o paciente irradia frescor na pele, saúde, vitalidade e profundo bem estar.

Procedimento

O paciente fica deitado sobre uma maca com a cabeça apoiada em uma almofada. Esta almofada possui um desenho anatômico apropriado para escorrer o óleo de volta ao reservatório que fica atrás da cabeça do paciente. O dharapatri (reservatório de óleo pendurado acima da cabeça do paciente) deve estar a uma altura de 6 a 7 cm em relação ao ponto de oleação, dependendo da largura do buraco. Quanto maior for esse, maior pode ser a distância.

O terapeuta prepara o óleo adequado ao paciente na quantidade de dois litros e utiliza um fogareiro para aquecer o óleo antes de colocá-lo no dharapatri. O fluxo do óleo no paciente deve ser contínuo e com temperatura pouco acima da corporal. O óleo continua sendo reaquecido e reabastesse o dharapatri pelo tempo de duração da terapia.

Outra forma de aplicação do Shirodhara é com aparelho automático chamado SHIROMATIK. O procedimento inicial é idêntico ao anterior. A diferença é que com esse equipamento a aplicação torna-se extremamente mais prática, dispensando a necessidade de reaquecer o óleo e controlar sua quantidade no dharapatri (reservatório superior).

Tempos de Aplicação

− Vata: 53 minutos
− Pitta: 42 minutos
− Kapha: 31 minutos

Indicações

Para Vata: todas as doenças da cabeça e órgãos dos sentidos, perda de cabelo, perda de audição, fadiga e exaustão mental, língua acinzentada, insônia, dores de cabeça, secura da face e do couro cabeludo, constipação.

Para Pitta: cessação de queimação na cabeça e no corpo, faringite, conjuntivite, excesso de suor, perda da visão, doenças no sangue, hemorragias, icterícia, herpes, língua amarelada, urina e fezes amareladas ou esverdeadas.

Para Kapha: excesso de sono, peso no corpo, indigestão, muco em excesso, obesidade, digestão fraca, língua esbranquiçada, fezes e urina branca, perda de apetite, repulsa por comida.

Outros Benefícios

Estimula o Prana Vata, promove relaxamento profundo, revigora o corpo e a mente estimulando a memória cognitiva.

Contra Indicações

Quando o fogo digestivo estiver muito alto ou muito baixo; artrite reumatoide; excesso de kapha; vômitos; indigestão e anorexia; enfermidades abdominais e do metabolismo; gravidez; amidalites; diarreia; alcoolismo ou quando a pessoa estiver embriagada.

Óleos e outros líquidos para Aplicação do Shirodhara, de acordo com o Dosha

− Óleo de gergelim (Vata e Kapha)
− Óleo de Coco (Pitta e Vata)
− Óleo de Girassol (Vata e Kapha)
− Leite (bom para Pitta e Vata)
− Ghee (bom para Pitta e Vata)
− Buttermilk (bom para Kapha)
− Chá de ervas (Yastimadhu, Shankhapushpi, Shatavari, Guduchi, Bhrahmi, Ashwagandha)

 

Produtos Relacionados:

Óleo Chandanadi Índia
Óleo Hintaj Índia
Óleo Dhawantari Índia