TRATAMENTO AYURVEDA

ORIENTAÇÃO DE YOGATERAPIA

yogaterapiaYoga é uma palavra Sânscrita que significa unir, se unir com o cosmo, unir o micro com o macro. Yoga é uma arte de união entre o eu inferior e superior.

botao-detalhe-5

 

 

De acordo com Ayurveda e a filosofia iogue, cada consciência individual é parte integrante da consciência cósmica. Em outras palavras, a consciência individual é chamada a Jivatma, ou eu inferior, e consciência cósmica é chamada Paramatma, o eu superior.

O sábio Patañjali desenvolveu uma disciplina prática para realizar esta união entre a consciência individual e a consciência cósmica. Ashtanga Yoga é o nome dado aos oito passos que formam a base do sistema de yoga de Patañjali. As duas primeiras etapas são Yamas e Nyamas. Os outros passos são: Asanas (posturas), Pranayama (exercícios respiratórios), Pratyahara (indo além da percepção sensorial), Dharana (o fluxo ininterrupto da mente ou mantra), Dhyana (meditação) e Samadhi (total absorção na alma superior).

Praticar Yoga sem os Yamas e Nyamas é como construir uma casa sem a fundação.

Yamas é o cultivo de bons princípios de vida praticando: Ahimsa (não-violência), Satya (verdade), Asteya (sem vedação), Brahmacharya (para trazer a consciência mais elevada em cada caminhada de vida indo além dos desejos: contenção da energia sexual) e Aparigaha (não possessividade).

Nyamas é o cultivo das regras de boa conduta, como: Saucha (pureza), Santosha (contentamento), tapas (austeridade), Svadhyaya (auto investigação, pondo em prática os ensinamentos de textos sagrados), e Ishvara (devoção total).

Ayurveda e Yoga, juntos, fornecem ferramentas muito eficazes para se alcançar estados elevados de consciência pois o Yoga leva o praticante a mudanças significativas de valores e comportamentos na vida pessoal enquanto na Ayurveda elabora-se uma rotina diária para a perfeita harmonia da saúde corporal, mental e emocional.

Dessa forma se mantém o corpo saudável e as células com a vida mais longa. Os propósitos da vida ficam mais claros e fáceis de serem alcançados, sendo eles o Dharma (o dever justos), Artha (riqueza), Kama (realização de desejos positivos) e Moksha (liberação e iluminação).

 

 

Tratamentos Relacionados:

Abhyanga – Massagem Ayurvédica
Swedana – Aquecimento do Corpo a Vapor com Ervas e Óleos Essenciais
Orientação Nutricional