TRATAMENTO AYURVEDA

FITOTERAPIA – DRAVYA GUNA

fitoterapiaNa Ayurveda tanto a alimentação quanto a fitoterapia – ou utilização medicinal de ervas e plantas – são vistas e compreendidas da mesma forma.

botao-detalhe-5

 

 

O primeiro objetivo da Medicina Ayurveda é diagnosticar o desequilíbrio do paciente com relação aos três Doshas e a partir daí traçar uma conduta terapêutica para harmonizar estes humores.

Para gravar bem os conceitos da fitoterapia, vamos rever os conceitos da nutrição. Na rica fitoterapia Ayurveda cada planta medicinal possui quatro importantes propriedades: o sabor (rasa), a temperatura (virya) o efeito pós-digestivo (vipak) e a
potência especial (prabhava).

O Ayurveda afirma que existem seis sabores e cada um deles apresenta qualidades e propriedades medicinais importantes: doce (úmido, frio e pesado); ácido (úmido, quente e leve); salgado (úmido, quente e pesado); picante (seco, quente e leve); amargo (seco, frio e leve) e adstringente (seco, frio, e pesado).

Para dar um exemplo ilustrativo, se o paciente é obeso temos que utilizar plantas que possuem sabores leves, ou seja, ácido, picante e amargo e evitar as plantas de sabores pesados como o doce, salgado e adstringente.

 

Tratamentos Relacionados:

Musicoterapia
Orientação de Yogaterapia
Abhyanga – Massagem Ayurvédica