TRATAMENTO AYURVEDA

SWEDANA -Aquecimento do corpo a vapor com ervas e óleos essenciais

abhyanga-2

Sauna de corpo inteiro – exceto a cabeça – a swedana úmida é uma das mais antigas práticas de terapia de aquecimento do oriente.

botao-detalhe-5

 

 

 

Sabe-se do profundo efeito terapêutico do aquecimento para purificar o corpo. Esse efeito de transpiração pode ser obtido através do banho a vapor, do banho quente e do sol. Mas aqui, em particular, acontece através do calor úmido. A ação terapêutica sobre os problemas de Vata são: melhora da digestão, relaxamento dos músculos, limpeza profundamente da pele, aumento do apetite natural e estímulo dos canais (srotas) para maior fluidez, proporcionando limpeza ao corpo. Para os problemas de Pitta, a ação terapêutica da Swedana úmida tem um profundo efeito depurativo, estimulando o sistema circulatório e a remoção das toxinas no momento de saturação do calor. Para os problemas de Kapha, sua ação terapêutica é ainda mais efetiva pelo fato de Kapha necessitar de aquecimento para diluir o excesso de muco. Apesar da necessidade de calores secos, pela constituição Kapha já conter água, isso não impede a eficácia desse procedimento no tratamento desse dosha.

O Equipamento e o Processo

Essa prática é muito recomendada nos tratamentos da Medicina Ayurveda devido aos seus profundos benefícios para a restauração dos doshas. Sua utilização é complementar e potencializa os efeitos das massagens quando feita em seguida. O paciente pode tomar o Swedana a vapor de duas maneiras, conforme recomendado pela Ayurveda:

  • A primeira e mais tradicional maneira utiliza uma caixa de madeira onde o paciente fica sentado em um banco com a cabeça para fora. Utiliza-se uma mangueira para conduzir o vapor para dentro da caixa.
  • Na segunda a caixa é horizontal, de forma que o paciente fica deitado sobre uma tela de madeira com a cabeça para fora. A baixo dele são colocadas vasilhas com água quente que produzem o calor. Também é possível utilizar a mangueira em uma das extremidades da caixa para conduzir o calor necessário gerado pela fervura da água com ervas. O paciente fica dentro da caixa até que apareçam gotas de suor em seu rosto. Isso significa que o corpo já atingiu o aquecimento necessário, pois esse ponto varia muito de acordo com cada tipo de pessoa.

Ervas e Óleos Essenciais para Swedana

− Para Vata: Ervas e raízes de aquecimento e ou nutritivas, tais como: gengibre, Ashwagadha, Dashamoola, Shatavari, Erva Doce, Capim Cidrão; ervas tônicas digestivas e do sistema nervoso: catuaba, cardamomo, cominho, Brahmi.

− Para Pitta: ervas e raízes que geram frescor e efeitos depurativos, tais como: hortelã, coco, alecrim, Shatavari, raiz de bardana, alcaçuz, romã, inhame, boldo, espinheira santa.

− Para Kapha: ervas e raízes de aquecimento e depurativas e que geram secura.

 

Produtos Relacionados:

Óleo Chandanadi Índia
Óleo Dhawantari Índia
Óleo Hintaj Índia